O Índice de Qualidade Ads é uma das duas macro-variáveis que determinam o posicionamento de um anúncio no Google. A cada busca feita por um usuário do Google, ocorre um leilão instantâneo para determinar quais anunciantes aparecerão para aquela busca e em qual posição.
A fórmula que determina o posicionamento de um anúncio no Google é:
Posicionamento = Lance (máx. CPC) X IQ (Índice de Qualidade)
Por essa fórmula, é fácil entender que, quanto maior o índice de qualidade de um anúncio, menor o valor a ser pago para que o anúncio permaneça na mesma posição. Se o anunciante optar por manter o seu lance, a tendência é o anúncio subir de posição à medida que o índice de qualidade aumenta.
O Índice de Qualidade Ads é influenciado por uma série de variáveis, como a taxa de cliques do anúncio (CTR), relevância da Landing Page (página de destino) ao anúncio e o histórico do índice de qualidade das palavras-chave desde a criação da conta.
Mais dúvidas? Continue navegando por nosso FAQ - perguntas frequentes ou nosso tutorial Ads.
Veja também porque vale a pena você confiar a administração de sua conta Ads à SEO Marketing, agência certificada pelo Google - Google Qualified Company.