Para poder calcular e exibir em décimos de segundo os resultados de busca, o Google utiliza-se de uma cópia das páginas de sites na internet rastreadas por seu robô, armazenadas em seus servidores.
Essas páginas são chamadas de cache Google e juntas compõem o índice do Google. Assim, os resultados que vemos na tela de resultados dos sites de busca foram calculados com base nessa cópia das páginas.
A cada nova passagem do Googlebot pela página, o Google verifica se houve alguma alteração em seu conteúdo.
Em caso positivo, são recalculados os diversos fatores que influenciam o posicionamento da página nas buscas (densidade de palavras-chave, negritos, nome de imagens, dentre muitos outros) e essas alterações serão eventualmente refletidas num melhor ou pior posicionamento nos resultados de busca.
Existem diversas formas de se visualizar o cache Google. Mencionamos abaixo 3 delas:
1. Se você souber a URL da página que quer visualizar o cache, digite "cache:(página a ser pesquisada)" no campo de busca do Google. Por exemplo, para visualizar a versão armazenada da página de notícias de São Paulo do site G1, faça uma busca por cache:g1.globo.com/sp/sao-paulo/
O resultado mostra a última versão da página armazenada no Cache Google. É baseado nesse conteúdo que o Google calcula o posicionamento da referida página para as suas buscas, e não no conteúdo atual da página, que pode ter sido alterado desde a última visita do Googlebot.
2. Para visualizar o cache de uma página diretamente dos resultados do Google, clique na pequena seta logo após a URL de visualização no resultado de busca orgânico (não patrocinado) e escolha a opção Em cache.
Para visualizar o cache Google do cache das páginas de um site específico, basta fazer uma busca por todas as páginas de seu site e localizar a página que queira visualizar o cache.
Por exemplo, para visualizar o cache do Google de páginas do site G1, faça uma busca no Google por "site:g1.globo.com/". O resultado da busca será o conjunto de páginas do site do G1 contidas no índice do Google.
Assim como fizemos no exemplo anterior, clique então na pequena seta após a URL exibida junto à página desejada e escolha a opção Em cache para verificar a versão armazenada no cache Google.
Para entender o contexto de uma página web e assim posicioná-la nos resultados de busca, o Google precisa processar o conteúdo em texto da página.
Um profissional de SEO, ao visualizar o cache de uma página Google, verifica também a versão em texto do cache. É possível visualizar a versão de texto clicando no texto Versão somente texto.
O resultado é uma página com textos e links contidos na página, sem formatação. A versão somente texto de uma página permite visualizar, por exemplo, textos escondidos em uma página, identificando técnicas de SEO Black Hat.
É possível orientar o Google a não armazenar as páginas de seu site no cache. Para isso, inclua o seguinte comando entre suas Meta Tags, antes da tag <body>:
<meta name=”robots” content=”noarchive”>
A data exibida no topo da página com o cache não necessariamente diz respeito à data em que a página foi alterada, e sim à data em que o Googlebot visitou a página pela última vez.