Saiba quais são as implicações destes diferentes tipos de técnicas
Existem duas vertentes da Otimização de Sites (Search Engine Optimization). Uma é chamada de White Hat SEO (chapéus brancos) e a outra de Black Hat SEO (chapéus pretos).
Não é difícil de adivinhar que uma segue as diretrizes do Google e demais buscadores, enquanto a outra procura brechas nos algoritmos dos mecanismos de busca para melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultado (SERP) ao utilizar técnicas "sujas".
Black Hat é um termo utilizado na informática para se referir às técnicas que visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável. Esse objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais.
O Google procura sempre oferecer aos usuários o resultado mais relevante à busca por ele efetuada. Os sites relevantes aparecem mais bem posicionados. Estima-se que o Google utilize mais de 200 variáveis para definir o posicionamento de um site para cada palavra-chave.
No mundo SEO, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipular as principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes, geralmente, conteúdo diferente do proposto.
Extraído das diretrizes de qualidade do Google, temos o seguinte texto, que descreve algumas técnicas comumente usadas em sites Black Hat SEO:
O Google afirma identificar a grande parte de truques para manipular os seus resultados. De fato, cada vez mais o Googlebot procura "emular" o comportamento das pessoas e, entre os principais mecanismos de pesquisa, é de longe o que melhor realiza essa tarefa.
Além disso, o Google oferece um endereço para que webmasters denunciem sites que possam ser considerados spam ou que tenham inflado artificialmente os seus posicionamentos para determinadas palavras-chave.
É preciso ter pelo menos um site cadastrado no Google Search Console para poder acessar essa ferramenta: https://www.google.com/webmasters/tools/spamreport?hl=pt_br.
Os mecanismos de busca podem tomar diversas ações, dentre elas:
O fato é que, infelizmente, nem todos os sites são detectados ou penalizados pelos buscadores.
A SEO Marketing conta com uma equipe de especialistas que analisa sites que utilizem técnicas Black Hat e que estejam bem posicionadas nos buscadores, para monitorar o tempo que leva para que detectem as irregularidades e tomem uma ação em cima.
As White Hat SEOs seguem por via de regra as diretrizes dos mecanismos de busca para conseguir melhorar o seu posicionamento.
Trabalham o conteúdo do site, conquistam backlinks naturais e coerentes com o seu conteúdo, não compram links ou praticam outras práticas negativas.
Os resultados obtidos por sites white hat costumam demorar um pouco mais para aparecer, mas o risco de ser penalizado pelo Google e desaparecer dele é baixíssimo.
É no mínimo preocupante que um site com esses truques não tão difíceis de identificar tenha chegado ao primeiro lugar no Google.